Coroinhas de Santo Aleixo

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Como ser um bom coordenador

Como ser um bom coordenador de coroinhas

            Todos nós quando recebemos um cargo, seja numa empresa ou não, queremos mostrar serviço. E a avaliação do serviço na maioria das vezes é feita pelas pessoas que estão bem próximo do nosso trabalho. Estão aí, cinco dicas para você se tornar um ótimo coordenador de coroinhas, um trabalho muito bonito dentro da igreja católica.

1º Você deve gostar realmente de jovens

É impossível você ir muito bem numa coisa que não goste. Você deve amar trabalhar com jovens, de olhar o crescimento deles. E principalmente você deve demonstrar que gosta deles.

2º Seja autêntico e transparente

Seja você mesmo, não se esconda atrás de fantasias. Jovens gostam de pessoas que dizem a verdade e que são verdadeiras. Seja transparente em suas decisões.

3º Seja rígido no aspecto de coordenação

Um coordenador que não é rígido no aspecto de coordenação dificilmente terá respeito entre eles. Tudo que envolve a coordenação; documentos, escalas, cronogramas, retiros, encontros, formações, reuniões devem ter uma pitada de rigidez e organização. Assim seu trabalho será mais valorizado. É muito importante você divulgar os trabalhos realizados para que os coroinhas sintam prazer de estarem na pastoral.

4º Conquiste os pais dos coroinhas

Esta dica é fundamental. Se você tiver uma relação boa com os pais, consequentemente os pais vão passar uma imagem boa de você para o filho. Isto o ajudará muito.

5º Dê oportunidades para eles

Um coordenador que não dá oportunidades para os coroinhas é um egoísta. Se tiver em sua pastoral um coroinha que toque violão, utilize-o para os encontros. Se tiver um coroinha bom de comunicação, utilize-o para fazer algumas reflexões. Olhe bem as qualidades deles e as utilizem para a melhoria da pastoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário