Coroinhas de Santo Aleixo

sábado, 19 de junho de 2010

Os graus da Ordem

O SACRAMENTO DA ORDEM

A Ordem Sacerdotal (do latim Ordo, dinis: boa disposição das coisas) é um dos sete sacramentos do catolicismo que confere o poder e a graça de exercer funções e ministérios eclesiásticos que se referem ao culto de Deus e à salvação das almas, e de o desempenhar santamente. Pela imposição das mãos e pelas palavras do Bispo, este sacramento faz dos homens batizados sacerdotes, atribuindo-lhes os poderes de perdoar os pecados e de converter o pão e o vinho no Corpo e no Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo e de conferir, conforme o seu grau, os outros sacramentos. Por divina instituição, pelo sacramento da Ordem, alguns dentre os fiéis, pelo caráter indelével com que são assinalados, são constituídos ministros sagrados, isto é, são consagrados e delegados a fim de que, personificando a Cristo Cabeça, cada qual no seu respectivo grau, apascentem o povo de Deus, desempenhando o múnus de ensinar, santificar e governar.

OS TRÊS GRAUS DO SACRAMENTO DA ORDEM

1º GRAU: DIACONATO

Os diáconos são os ajudantes dos líderes de uma igreja particular local, e por sua vez, aspirantes a futuros líderes. Possui o primeiro grau do Sacramento da Ordem, sendo ordenado não para o sacerdócio, mas para o serviço da caridade e da proclamação da Palavra de Deus e da liturgia.
O diácono pode realizar, sob orientação de um sacerdote, algumas celebrações religiosas, batismos e abençoar casamentos, além de fazer homilias e pregações. Colaboram com o Bispo, cooperam com os presbíteros na diaconia da palavra, da liturgia e da caridade de uma diocese. Não consagram a hóstia nem ungem enfermos, como também não atendem confissões. Podem e devem administrar igrejas, ser bons aconselhadores e dar a bênção mesmo não sendo sacerdotes.

2º GRAU: PRESBITERADO

O presbítero (vulgarmente vertido para padre ou sacerdote) é aquele que recebe o Sacramento da Ordem em seu segundo grau. Portanto, é considerado um estágio intermediário na hierarquia do clero católico. Usa o título religioso de padre, do latim pater, que significa "pai [num sentido religioso]".
Dependendo da sua função em uma paróquia, caso esteja funcionando em uma, pode ser um pároco, se é a autoridade religiosa máxima na paróquia, ou vigário, caso se encontre subordinado a outro padre na mesma paróquia. Antes de ser ordenado padre, o candidato se torna diácono e faz promessa ao seu Bispo de castidade, obediência e pobreza (este apenas para os padres das ordens religiosas, pois os sacerdotes diocesanos (ou seculares) não professam voto de pobreza). Faz ainda a promessa de rezar todos os dias a Liturgia das Horas pelo Povo de Deus e de celebrar a Eucaristia.
Diferentemente dos diáconos, os presbíteros podem realizar as sacramentos da Unção dos Enfermos, da Eucaristia, da Penitência e, em alguns casos, o da Crisma, sendo então impossibilitado de administrar somente o sacramento da Ordem. O sacerdote é o administrador das paróquias, ou seja, auxiliadores do Bispo na missão de levar o rebanho até o verdadeiro Bom Pastor.

3º GRAU: EPISCOPADO

Os bispos são os sucessores dos apóstolos, recebendo com a ordenação episcopal a missão de santificar, ensinar e governar, a eles confiada no âmbito de uma circunscrição definida (diocese, arquidiocese ou prelazia).
O episcopado é o último e supremo grau do sacramento da Ordem. O bispo é também a autoridade máxima da Igreja particular local em jurisdição e magistério.
Aos bispos compete ministrar o sacramento da ordem de modo exclusivo o sacramento da crisma. Ordenar presbíteros e diáconos, bem como conferir ministérios são funções exclusivas do bispo.
Conforme o Código de Direito Canônico, "os Bispos que, por divina instituição, sucedem aos Apóstolos, são constituídos, pelo Espírito que lhes foi conferido, pastores na Igreja, a fim de serem também eles mestres da doutrina, sacerdotes do culto sagrado e ministros do governo." (Cân. 375 §1)

O PAPA

Diferentemente do que muitos pensam, o papado não é um grau superior da ordem. O Papa é o líder mundial da Igreja Católica, sucessor de Pedro (o primeiro Papa), mas é um Bispo, o bispo de Roma. Em questões hierárquicas dos graus de ordenação, o Papa é semelhante a todos os outros Bispos do mundo. Como chefe mundial e pastor máximo da Igreja Católica, é inquestionável a importância do Papa dentro da humanidade, e principalmente, dentro do Clero, mas mesmo Papa, seu grau de ordenação continua sendo o episcopado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário